Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33897

Compartilhe esta página

Título: Diagnóstico e desenvolvimento de estratégias de marketing para Núcleos de Inovação Tecnológica de universidades públicas do Nordeste brasileiro
Autor(es): TITO, Morganna Karolinne Lúcio Alves
Palavras-chave: Estratégias; Transferência de tecnologia; Comunicação
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O marketing é utilizado para aumentar a lucratividade e o posicionamento de mercado de marcas e produtos, por meio de planos estruturados como o estratégico e de marketing. No entanto, as estratégias de marketing ainda não são bem definidas e aplicadas em Núcleos de Inovação Tecnológica de universidades públicas nordestinas. O objetivo deste trabalho é desenvolver estratégias de marketing e de comunicação para Núcleos de Inovação Tecnológica das Universidades públicas do Nordeste, e de apresentar propostas de estratégias para desenvolver ações internas e possibilitar a transformação das propriedades intelectuais em inovações para o mercado consumidor, através do uso de software, que busque agilizar as ações internas e possibilite a transferência de tecnologias, como diferencial competitivo das universidades e das suas tecnologias. Foi realizada uma pesquisa descritiva com a aplicação de questionário semiestruturado para 30 universidades públicas da região nordeste para identificar as principais dificuldades de uso das estratégias de marketing e comunicação voltadas para inovação, e também um estudo de caso de universidade pública da região sudeste para fins de comparação entre as regiões. Conclui-se assim, que através de estratégias de marketing e comunicação focadas no relacionamento com os públicos-alvo e com planos estruturados, os NIT nordestinos podem ter maior acesso ao mercado para desenvolvimento de pesquisas e produtos, levando, a um maior número de transferências de tecnologias e possibilidade de sustentabilidade financeira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33897
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Morganna Karolinne Lúcio Alves Tito .pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons